• Nova turma de Pedagogia para Beneficiários da Reforma Agrária (Proped) se forma na Universidade Federal de Sergipe

    Date: 2012.01.21 | Category: CECMundoRural | Tags: ,,,,,,,,,,,,,,,,

     

    Na luta por uma educação de qualidade do campo, os camponeses entraram em ação para reivindicar o direito a uma educação de qualidade e voltada à própria realidade do meio rural.

    Dessa forma, por meio da parceria entre o MST e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), foi possível realizar o Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia para beneficiários da Reforma Agrária (Proped).

    Alunos da turma especial de Direito para assentados passam no exame da OAB

    Com isso, assentados e filhos de assentados dos estados de Sergipe e Alagoas iniciaram o curso em 2007, em parceria entre a Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e movimentos sociais.

    A formatura será realizada nesta sexta-feira, às 20h, no Centro de Capacitação Canudos (CECAC), no Projeto de Assentamento Moacir Wanderlei, Povoado Quissamã, com toda a direção, militância e amigos, festejando mais uma conquista da luta dos trabalhadores e trabalhadoras.

    A turma foi batizada de Luiz Alberto pelos novos pedagogos da terra, homenageando um grande companheiro que foi educando do curso e dirigente estadual do MST em Sergipe, que infelizmente veio a falecer em acidente de carro no segundo semestre do ano passado.

    O que não falta agora são desafios para os novos educadores, que salientam que o principal será discutir com os sujeitos do campo sobre os seus direitos educacionais, e juntos, planejar estrategicamente métodos para a efetivação da educação do campo. Sabemos que essa tarefa não será fácil, mas temos a certeza que com a coletividade alcançaremos os nossos ideais.

    Reelaborado a partir da postagem de Gislene Reis na página do MST.