• Os 8 Cotubas ou Vamos tomar uma Cotuba hoje?

    Date: 2011.07.17 | Category: CECMundoRural | Tags: ,,,,,,,,,

    Bom Dia Amig@s!

    Quase todo mundo sabe que “Cotuba” é um refrigerante de guaraná, não fermentado, não alcoólico, com os seguintes ingredientes: açúcar, extrato natural de guaraná, água carbonatada, corante natural caramelo INS 150, acidulante INS 330 e INS 338 e conservante INS 211 fabricado em São José do Rio Preto – SP – Brasil.  Mas… alguém já se perguntou o que significa a palavra “Cotuba”? Pois bem, “cotuba” é uma palavra de origem tupi que significa “corajoso”! A palavra nos remete aos anos 20 onde havia “ Os 8 Cotubas”, conjunto de Donga fundado em abril de 1923. Donga fundou o conjunto “Os Oito Cotubas” ao mesmo tempo em que Pixinguinha dirigia “Os Oito Batutas”. O primeiro conjunto apresentava-se como jazz-band, ao contrário do conjunto de Pixinguinha. Segundo Cunha (1982), cotuba ou cutuba é uma palavra de origem tupi que significa “corajoso”. O nome do novo grupo refere-se provavelmente à facção de Donga em face das vicissitudes vividas na Argentina. Em outubro do mesmo ano, os dois grupos se uniram na “Bi-Orquestra Os Batutas”, que alternava entre ser uma jazz-band e um conjunto de choro. Mas o refrigerante “Cotuba” é mesmo patrimônio histórico de São José do Rio Preto – SP – Brasil e Região. Vamos tomar uma “Cotuba” hoje? Um grande abraço a todos! Prof. Fábio Villela.

    Mais informações sobre palavras em Tupi: CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário histórico das palavras portuguesas de origem tupi. 2 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1982.

    Mais informações sobre “Os Oito Cotubas” ver: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092005000200009