• Local

    O Centro de Estudos e Culturas do Mundo Rural está localizado na cidade de São José do Rio Preto – SP – Brasil. São José do Rio Preto é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo (Brasil). Pertencente à mesorregião e microrregião de mesmo nome, localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 454 km.  Ocupa uma área de 431,307 km², sendo que 117,43 km² estão em perímetro urbano.

    A população no ano de 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 408 435 habitantes, sendo então o décimo segundo mais populoso de São Paulo e primeiro de sua microrregião.

    A sede tem uma temperatura média anual de 23,6°C e na vegetação do município predomina uma formação arbórea esparsa. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 246 514 veículos. Com uma taxa de urbanização da ordem de 94,08%, o município contava, em 2009, com 157 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,834, considerando como elevado em relação ao estado.

    A cidade de São José do Rio Preto foi emancipada de Jaboticabal na década de 1850. A versão de sua etimologia é que o nome seja uma mistura entre o padroeiro, São José, e o Rio Preto, rio que banha o município. Hoje, é formada pela cidade de São José do Rio Preto, além dos distritos de Engenheiro Schmidt, Talhado e a Sede, subdivididos ainda em cerca de 360 bairros, loteamentos e residenciais.

    Atualmente, é um dos principais polos industriais, culturais e de serviços de sua região. Sua história econômica esteve por muito tempo ligada à cafeicultura, que esteve presente também em grande parte do estado de São Paulo, principalmente no início do século XX.

    O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. Seus principais e mais tradicionais clubes de futebol são o América Futebol Clube e o Rio Preto Esporte Clube, fundados, respectivamente, em janeiro de 1946 e abril de 1919.

    Existem ainda o Arquivo Público Municipal, o Estádio Anísio Haddad, o Estádio Benedito Teixeira a Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa e o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

    Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, publicada na revista Você S.A., São José do Rio Preto é a 18ª colocada no ranking das cidades brasileiras mais promissoras para se construir uma carreira profissional.