• Atividades

    Curso de Extensão Temático: “Arte, Cinema e Educação do Campo”

    Este curso de extensão temático é baseado no roteiro proposto pelo livro: “Outras terras à vista – Cinema e Educação do Campo” de Aracy Alves Martins , Inês Assunção de Castro Teixeira , Mônica Castagna Molina , Rafael Litvin Villas Bôas (Orgs.) da Editora Autêntica.

    Segundo a resenha do livro de Carlos Roberto Jamil Cury: “há filmes que provocam um distanciamento do usual a fim de despertar um pensar sobre o que se viu, filmes há que são um verdadeiro processo catártico e que, por meio de questionamentos das imagens em movimento, provocam uma estética de ruptura. Esse qualificado panorama de películas que povoaram os cinemas nas décadas de 1960 e 1970 e dos que até hoje abordam as consequências de uma reforma agrária inacabada e imperfeita anima os leitores deste livro a uma (re)visão desses filmes. Revisar tais filmes, com o apoio de capítulos tão instigantes e provocativos, mais do que viver os filmes, nos traz uma pedagogia para o ver com olhos mais aguçados a realidade circundante”.

    Outra resenha do livro de Miguel Arroyo afirma que: “a coletânea tem o mérito de inverter a visão do campo e dos povos do campo. De inexistentes, inferiorizados, sub-humanos, atolados na tradição, no misticismo e no atraso, vistos como primitivos e incultos, mostra-os ativos, resistentes, incômodos, presentes e desafiantes. Trazendo-os às telas desde outras miradas, esse cinema nega-se a pensá-los como foram vistos e os vê com outras vistas. Outros olhares para uma nova pedagogia à vista”.

    O curso de extensão temático: “Arte, Cinema e Educação do Campo”, tem carga horária de 08 (oito) horas/aula e número de vagas: mínimo de 05 (cinco) e máximo de 40 (quarenta). O curso tem como público-alvo os alunos do IBILCE/UNESP e a comunidade em geral.

    Objetivos do curso: A vivência da linguagem visual é uma questão central para a formação de pessoas capacitadas a lidar com a interface arte, cinema e educação do campo. Os educadores são porta-vozes de visões de mundo, transmissores de comportamentos, interferindo direta e ativamente nos modos de socialização dos indivíduos e a vivência prática da linguagem visual é um pressuposto básico no cotidiano destes educadores. O objetivo principal deste curso é oferecer aos alunos do IBILCE/UNESP, especialmente os de Pedagogia, e a comunidade em geral, a possibilidade de adquirir uma vivência de linguagem visual na área de cinema e educação do campo. Os objetivos específicos do curso são:

    1.Desenvolver um conjunto de conhecimentos que possibilitam a criação de propostas pedagógicas que tenham a arte, o cinema e a educação do campo como eixo que permeia e integra as diversas áreas do currículo escolar,

    2. Propor maneiras de aperfeiçoar a qualidade educativa do ensino e aprendizagem das Artes Visuais na escola,

    3. Compreender a educação do campo, sua pedagogia, seu “método” de ensino-aprendizagem, especialmente aplicado ao campo das Artes Visuais (Cinema),

    4. Capacitar os alunos para trabalhar com as Artes Visuais tendo a filmografia sobre Educação do Campo como suporte teórico-prático.

    Conteúdo:

    1 – Conceitos Fundamentais de Arte e Educação.

    2 – Aspectos Teórico-Metodológicos da Interface Cinema e Educação do Campo.

    3 – Análise da Filmografia sobre Educação do Campo.

    Executores: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela – coordenador e ministrante (08 horas) – IBILCE/UNESP.

    Período e local de realização: de 05 a 26 de novembro de 2012, às segundas-feiras das 17h às 19h, no Laboratório de Ensino da Pedagogia do IBILCE/UNESP.

    Local de inscrição: Seção Técnica de Comunicações do IBILCE/UNESP. Câmpus de São José do Rio Preto

    INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS – STA

    Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, CEP. 15054-000, São José do Rio Preto/SP

    Tel. (0xx17) 3221-2428 / e-mail: sta@ibilce.unesp.br / www.ibilce.unesp.br

    ATENÇÃO PARA O PERÍODO DE INSCRIÇÕES:

    De 15 a 22 de outubro de 2012 – inscrições exclusivas para graduandos do Curso de Pedagogia do IBILCE/UNESP.

    De 23 a 26 de outubro de 2012 – inscrições abertas para demais alunos do IBILCE/UNESP.

    De 29 a 31 de outubro de 2012 – inscrições abertas para a comunidade em geral.

    Condições para inscrição: para os alunos de graduação do IBILCE/UNESP será necessária a apresentação de xerox do histórico escolar no ato da inscrição. Documentos necessários para inscrição: Cópia do RG, ficha de inscrição a ser preenchida na Seção Técnica de Comunicações da UNESP/IBILCE, recolhimento da taxa regulamentar da UNESP e documento que comprove atendimento ao item “Condições para inscrição”.

    Custo: será cobrada apenas a taxa regulamentar da UNESP, vigente à época das inscrições, a ser paga na Seção Técnica de Finanças do IBILCE/UNESP.

    Bolsas: não há necessidade de bolsas, uma vez que o curso não prevê pagamento de mensalidades.

    Frequência mínima obrigatória: mínimo 70%.

    Maiores informações: Telefones (17) 3221-2320 ou 3221-2318.

    Seção Técnica Acadêmica do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas do Câmpus de São José do Rio Preto, 15 de outubro de 2012.

    APOIO: Instituto Cultural Lyndolpho Silva

    http://www.iclyndolphosilva.net