• 2ª Feira da Barganha de Produtos Agroecológicos do Ibilce / Unesp – Rio Preto

    Date: 2012.12.01 | Category: CECMundoRural | Tags:

    Bom Dia Amig@s do Mundo Rural! Tudo bem?

    No mês de junho passado aconteceu a 1ª Feira da Barganha de Produtos Agroecológicos no Ibilce/Unesp – Rio Preto. O que é uma “Feira da Barganha”. Trata-se de uma feira de alimentos limpos, sem agrotóxicos produzidos no “Assentamento Reunidas” da cidade de Promissão – SP. Na feira são trocados produtos (listados a seguir) por roupas, materiais de higiene e limpeza, etc. (Os alimentos também podem ser comprados com dinheiro para quem não quiser “barganhar” algum produto). Exemplos  de produtos: molho de pimenta, pimenta em conserva, farinha de  mandioca, mel, pão integral, geleia de uva, doce de goiaba, produtos em natura, limão cravo, banana, abacate, mandioca, abobrinha, alface, cheiro verde, quiabo, almeirão, coentro, jiló, mostarda (folha), mudas de sálvia, etc.

    A Adunesp e demais entidades estão organizando a 2ª Feira de Produtos Agroecológicos do Ibilce / Unesp – Rio Preto. Desta vez os produtores pedem que a gente faça uma lista com os produtos que temos interesse e eles irão trazer na Sede da Adunesp/Ibilce/Unesp ? Rio Preto  em determinado dia a combinar para evitar desperdício. Vcs podem enviar os pedidos para o seguinte e-mail:

    fabiofernandesvillela@gmail.com

    O “Assentamento Reunidas” na cidade de Promissão – SP tem 25 anos e é considerado um “modelo” para a reforma agrária no Brasil, são 820 famílias, distribuídas em 629 lotes, num total de 3.127 pessoas morando, e mais de 300 trabalhando na área. Grande parte das famílias que atualmente moram na Reunidas chegaram à região ainda em 1985, vindas de 12 cidades do interior de São Paulo. No assentamento de Promissão cada família tem um lote médio de 8 hectares. A maioria comercializa sua produção e tem seus próprios compradores. Diariamente chegam caminhões vindos de cidades próximas como Lins, Marília, São José do Rio Preto, Bauru, entre outras, para levarem a produção. Algumas famílias, poucas, preferem vender sua produção na feira livre de Promissão. A forma de organização da produção é através do cooperativismo. Uma das principais entidades presentes no assentamento é a Comissão Pastoral da Terra (CPT), que apoia os assentados e a manutenção do sistema cooperativo presente no assentamento.

    LOCAL: ADUNESP – Ibilce – Unesp – Rio Preto.

    APOIO:

    ADUNESP – Rio Preto – Associação dos Docentes da Universidade Estadual  Paulista

    CAPED – Centro Acadêmico “Wilson Cantoni” da Pedagogia – Ibilce – Unesp – Rio Preto

    CPT  -  Comissão Pastoral da Terra – Promissão – SP

    DAF – Diretório Acadêmico da Filosofia – Unesp – Rio Preto

    NARA-RP – Núcleo Ação pela Reforma Agrária – Rio Preto