• Saci Pererê para Mascote da Copa de 2014

    Date: 2011.04.03 | Category: Sem categoria | Tags: ,,,,,,

    Entidade faz campanha na internet para ter o Saci Pererê como mascote da Copa-2014

    A ONG Sosaci (Sociedade dos Observadores do Saci) lidera um movimento na internet para ter o personagem como símbolo do Mundial de futebol que acontece em 2014. No site da entidade, há links para os internautas mandarem suas mensagens à CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

    “Ele tem tudo pra ser um bom representante. É um símbolo nacional, pois tem origem indígena, influência do negro e um pouco do europeu, representando a formação do brasileiro. É esperto, brincalhão e alegre –o típico brasileiro”, defende o economista e “saciólogo” Mário Cândido da Silva Filho, da Sosaci.

    Sobre o fato de o personagem ter apenas uma perna, ele responde: “Tivemos grandes ídolos do futebol [com problemas nas pernas] como o Garrincha. Talvez com uma perna só o Saci consiga fazer muitas coisas que outros não conseguem com duas.”

    Outras vantagens citadas pela ONG seriam o não-pagamento de direitos autorais e a divulgação mundial de uma lenda da cultura brasileira.

    No dia 31/10 comemora-se o Dia do Saci, data em contraposição ao Dia das Bruxas (ou Halloween), ainda não-oficial, que é objeto de um abaixo-assinado da entidade.

    Site da Sociedade dos Observadores de Saci: http://www.sosaci.org/

    Caro(a) saciólogo(a),

    Se você apoia a sugestão da SOSACI de termos o Saci como mascote da Copa 2014, que tal encaminhar mensagens diretamente à CBF http://www.cbf.com.br/?
    O endereço da Assessoria de Imprensa (Fale conosco) é: comunicacao@cbffutebol.com.br . Sr. Rodrigo Paiva.

    Veja o texo original do Mouzar Benedito

    “Que tal começarmos já uma campanha para que a mascote seja o Saci?
    Veja as vantagens:
    Primeiro, não seria preciso pagar direitos autorais a ninguém. No máximo, o que poderia ser feito é um concurso para cartunistas etc, para escolher o melhor desenho.
    E por que o Saci?

    - Ele é a síntese da formação do povo brasileiro:
    É o mito brasileiro mais popular, o único conhecido no Brasil inteiro (Boitatá, Curupira e mesmo a Iara requerem explicações quando a gente fala deles, em alguns lugares. O Saci não).
    É o típico brasileiro: mesmo pelado e deficiente físico, é brincalhão e gozador.

    E tem mais:

    - no início era um indiozinho protetor da floresta. Tinha duas pernas.
    - depois foi adotado pelos negros e virou negro. A perda de uma perna tem
    várias histórias. Uma delas é que ele foi escravizado, ficou preso pela perna, com grilhões, e cortou a perna presa. Preferiu ser um perneta livre do que escravo com duas pernas. É um libertário, então.
    - dos brancos, ganhou o gorrinho vermelho, presente em vários mitos europeus. O gorrinho vermelho era também usado pelos republicanos,
    durante a Revolução Francesa. Na Roma antiga, os escravos que se libertavam ganhavam um gorrinho vermelho chamado píleo.

    Só ná tem orientais nessa história porque eles chegaram mais tarde, já no século XX. Mas dizem que já foi visto um Saci de olhinhos puxados, no bairro da Liberdade, o Sashimi.
    Você pode entrar no sítio da Sosaci que tem um monte de histórias de gente que viu o Saci, inclusive esse Sashimi (é a quarta ou quinta história).

    Então, olha aí uma proposta, pedido, convocação ou sei lá o quê: entre nessa também.
    Se você topar, vai ser uma baita força. Ajude a divulgar esta idéia e, se tiver condições, escreva, fale com quem tem espaço na mídia para que declarem sua adesão nos jornais, revistas, rádio, TV, blogues etc.

    Já pensou o Saci em camisetas no mundo inteiro? Ele provocaria muito interesse dos outros povos para a cultura popular brasileira. Coisa que esses símbolos bestas (como o dos Jogos Panamericanos) não fazem.”

    Veja também no Google (Saci na Copa 2014). Ali você encontrará opiniões pró e contra a proposta da SOSACI.