• Mestre Moa do Katendê: Moço Lindo do Badauê!

    Date: 2018.10.18 | Category: CECMundoRural | Tags: ,

    Image result for moa do katende

    Bom dia queridos alunos! Tudo bem?

    Nascido em Salvador, Moa do Katendê era um artista ligado às tradições afro-baianas. Compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador, descobriu suas raízes aos oito anos de idade no “Ilê Axé Omin Bain”, terreiro de sua tia e incentivadora.

    Em 1977, consagrou-se campeão do Festival da Canção Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, e em maio de 1978 fundou o “Afoxé “Badauê”, que desfilou pela primeira vez no ano seguinte e se tornou campeão do carnaval na categoria de afoxé.

    Em 1995, com a união de colegas e admiradores da cultura afro brasileira, surge o grupo de afoxé “Amigos de Katendê”, que neste mesmo ano participou do carnaval em São Paulo na Cohab José Bonifácio. Em 1996 o grupo viaja a Salvador reintegrando os componentes do “Badauê” e outros afoxés e desfila no carnaval, estabelecendo assim um intercâmbio entre Bahia e São Paulo. Atualmente, o mestre ministrava oficinas de afoxé na Bahia, Sudeste e Sul do Brasil e na Europa e era o coordenador geral do afoxé “Amigos de Katendê”.

    Mestre Moa do Katendê falava sobre a “reafricanização” da juventude da Bahia e do processo batizado por Antonio Risério de “reafricanização” do carnaval na Bahia, e atribui este processo a própria dinâmica interna da vida baiana

    O mestre de capoeira e compositor Romualdo Rosário da Costa, 63 anos, conhecido como Moa do Katendê, foi morto a facadas na madrugada de segunda-feira, 8 de outubro, após uma discussão política no Bar do João, na comunidade do Dique Pequeno, no Dique do Tororó, em Salvador.

    Os alunos devem ler o material de apoio a seguir e elaborar um artigo de opinião, de no máximo quatro parágrafos, para postagem (escrita via celular ou computador) no blog de aula.  O artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista. Possui as características de um texto jornalístico e tem como principal objetivo informar e persuadir o leitor sobre um assunto. Assim, a argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos artigos de opinião, que surgem sobretudo, nos textos disseminados pelos meios de comunicação, seja na televisão, rádio, jornais ou revistas. Por esse motivo, esse tipo de texto geralmente aborda temas da atualidade, sendo muito pedido nos vestibulares e concursos públicos. Bom trabalho!

    Material de Apoio

    “Moço lindo do Badauê”: Moa do Katendê e sua beleza pura pela arte:

    https://www.hypeness.com.br/2018/10/moco-lindo-do-badaue-moa-do-katende-e-sua-beleza-pura-pela-arte/

    Romualdo Rosário da Costa | Mestre Moa de Katende | Bahia 1954: http://danielpenteado.com.br/Mestremoa.html

    Mestre Moa do Katendê: O triste e covarde fim de um capoeira:

    http://portalcapoeira.com/capoeira/mestre-moa-do-katende-o-triste-e-covarde-fim-de-um-capoeira